Durante uma semana, de 30 de julho a 6 de agosto, Ribeirão Preto viveu o auge da música erudita com o Festival Fiato al Brasile – Alma em dois continentes, produzido pela Academia Livre de Música e Artes, em parceria com o Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP (Universidade de São Paulo) e Escola Giuseppe Sarti, de Faenza, na Itália.
Cerca de 2.000 mil pessoas prestigiaram o Festival, que contou com os instrumentistas internacionais Maria Bergantin (Sarti – Itália), Martina Drudi (Sarti – Itália), Tiziano Negrello (Sarti – Itália), Dominico Banzola (Sarti – Itália), Massimo Pauselli (Sarti – Itália), Francesca Bassan (Sarti – Itália), Tauno Saviauk (Estônia – Finlândia); violinista Ricardo Palmezano (Miami University – EUA) e a oboísta Zeliha Budak, da Turquia.
O Festival teve início com o concerto de abertura do Fratres Cello Ensemble e participação especial da soprano Yuka de Almeida Prado. Ao todo foram seis concertos gratuitos, que tiveram grande adesão do público. No Theatro Pedro II, o público pode contar com apresentação dos grupos de câmara formados no Festival, um grande concerto de encerramento sob regência de Lucas Galon, Martina Drudi e Reginaldo Nascimento, e um concerto especial de canto com alunos da ALMA.
“Com o Festival Fiato al Brasile provamos, mais uma vez, que é possível a realização de eventos criativos, que englobam os pilares culturais, formação, fomento e difusão, em parceria com entidades que tem o mesmo objetivo que a Alma, que é o aperfeiçoamento musical”, afirma Dulce Neves, presidente da Alma.
“Cada vez mais temos conseguido construir parceiras frutíferas para os nossos alunos. O convênio entre USP e Alma é uma delas, principalmente quando se trata de produzir e abrir caminhos para a comunidade, como uma forma de extensão universitária”, explica Fernando Corvisier, responsável técnico pelo convênio USP e ALMA.
É a segunda edição do evento no Brasil, sendo um intercâmbio cultural que permite o aperfeiçoamento de alunos e por consequência, concertos com música de alta qualidade em locais como sala de concertos da Tulha e Theatro Pedro II.
De acordo com Martina Drudi, representante da escola Giuseppe Sarti, esta foi uma experiência muito importante, pois permite que professores e alunos trabalhem juntos em favor do conhecimento musical. “Agradeço a todos que se envolveram no Festival Fiato al Brasile, é realmente uma experiência enriquecedora, principalmente pelo aperfeiçoamento musical, mas também pelo estreitamento das relações humanas”, ressalta Martina.
O Festival Fiato al Brasile é uma uma iniciativa da ALMA - Academia Livre de Música e Artes, em conjunto com o Departamento de Música da FFCLRP/USP e a Escola Municipal Giuseppe Sarti, de Faenza, na Itália. Foi aprovado no Pronac - Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Ministério da Cultura/Governo Federal. Além disso, a Alma conta com projeto aprovado no ProAC - Programa de Ação Cultural do Governo de São Paulo. Os projetos contam com patrocínio das empresas Usina Alta Mogiana, Santa Helena Alimentos, Madeiranit, Ambient, Tonin, Usina Vertente, Tereos e Interunion, e contam com o apoio da Prefeitura de Ribeirão Preto/Secretaria Municipal da Cultura.
07.12
horário: 20h
local: Theatro Pedro II - Rua Alvares Cabral, 370 - Ribeirão Preto/SP
08.12
horário: 19h
local: Theatro Pedro II - Rua Alvares Cabral, 370 - Ribeirão Preto/SP
12.12
horário: 19h30
local: Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau - Rua Alfredo Nogueira, 390 - São Joaquim da Barra/SP