Para o topo
Área restrita do Aluno
Nosso canal no Youtube
Siga no Instagram
Siga no  Facebook
Área restrita do Aluno
Nosso canal no Youtube
Siga no Instagram
Siga no  Facebook
receba nossas novidades
Enviar

novidades

Festival Fiato al Brasile recebeu cerca de 2.000 pessoas

publicado em: 09/08/2017

Festival Fiato al Brasile recebeu cerca de 2.000 pessoas

Durante uma semana, de 30 de julho a 6 de agosto, Ribeirão Preto viveu o auge da música erudita com o Festival Fiato al Brasile – Alma em dois continentes, produzido pela Academia Livre de Música e Artes, em parceria com o Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP (Universidade de São Paulo) e Escola Giuseppe Sarti, de Faenza, na Itália.

Cerca de 2.000 mil pessoas prestigiaram o Festival, que contou com os instrumentistas internacionais Maria Bergantin (Sarti – Itália), Martina Drudi (Sarti – Itália), Tiziano Negrello (Sarti – Itália), Dominico Banzola (Sarti – Itália), Massimo Pauselli (Sarti – Itália), Francesca Bassan (Sarti – Itália), Tauno Saviauk (Estônia – Finlândia); violinista Ricardo Palmezano (Miami University – EUA) e a oboísta Zeliha Budak, da Turquia.

O Festival teve início com o concerto de abertura do Fratres Cello Ensemble e participação especial da soprano Yuka de Almeida Prado. Ao todo foram seis concertos gratuitos, que tiveram grande adesão do público. No Theatro Pedro II, o público pode contar com apresentação dos grupos de câmara formados no Festival, um grande concerto de encerramento sob regência de Lucas Galon, Martina Drudi e Reginaldo Nascimento, e um concerto especial de canto com alunos da ALMA.

“Com o Festival Fiato al Brasile provamos, mais uma vez, que é possível a realização de eventos criativos, que englobam os pilares culturais, formação, fomento e difusão, em parceria com entidades que tem o mesmo objetivo que a Alma, que é o aperfeiçoamento musical”, afirma Dulce Neves, presidente da Alma.

“Cada vez mais temos conseguido construir parceiras frutíferas para os nossos alunos. O convênio entre USP e Alma é uma delas, principalmente quando se trata de produzir e abrir caminhos para a comunidade, como uma forma de extensão universitária”, explica Fernando Corvisier, responsável técnico pelo convênio USP e ALMA.

É a segunda edição do evento no Brasil, sendo um intercâmbio cultural que permite o aperfeiçoamento de alunos e por consequência, concertos com música de alta qualidade em locais como sala de concertos da Tulha e Theatro Pedro II.

De acordo com Martina Drudi, representante da escola Giuseppe Sarti, esta foi uma experiência muito importante, pois permite que professores e alunos trabalhem juntos em favor do conhecimento musical. “Agradeço a todos que se envolveram no Festival Fiato al Brasile, é realmente uma experiência enriquecedora, principalmente pelo aperfeiçoamento musical, mas também pelo estreitamento das relações humanas”, ressalta Martina.

O Festival Fiato al Brasile é uma uma iniciativa da ALMA - Academia Livre de Música e Artes, em conjunto com o Departamento de Música da FFCLRP/USP e a Escola Municipal Giuseppe Sarti, de Faenza, na Itália. Foi aprovado no Pronac - Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Ministério da Cultura/Governo Federal. Além disso, a Alma conta com projeto aprovado no ProAC - Programa de Ação Cultural do Governo de São Paulo. Os projetos  contam com patrocínio das empresas Usina Alta Mogiana, Santa Helena Alimentos, Madeiranit, Ambient, Tonin, Usina Vertente, Tereos e Interunion, e contam com o apoio da Prefeitura de Ribeirão Preto/Secretaria Municipal da Cultura.



 

nossa agenda

06.12

Alma de Natal

horário: 20h
local: Theatro Pedro II

Saiba mais sobre

07.12

Alma de Natal - São Joaquim da Barra

horário: 20h
local: Igreja Matriz de São Joaquim da Barra

Saiba mais sobre
Veja a agenda completa
CONVÊNIOS ALMA
Departamento de Música - FFCLRP/USP Escola Municipal de Música Giuseppe Sarti
Veja todos os convênios


Usina Alta Mogiana

Patrocínio Ópera
Santa Helena

Patrocínio Sinfonia
Sasazaki

Patrocínio Sinfonia
Ambient

Patrocínio Suíte
Supermercados e Superatacados Tonin

Patrocínio Suíte
Madeiranit

Patrocínio Suíte
Interunion

Patrocínio Suíte


Rua Angelo de Paschoal, 59, Alto da Boa Vista
Ribeirão Preto-SP | CEP 14025-648
Fone: (16) 9.9164-5310