Em sua 51ª edição, o Festival Música Nova “Gilberto Mendes” - FMN, acontece em Ribeirão Preto, de 23 a 27 de outubro, com programação totalmente gratuita, em locais como Sala de Concertos da Tulha, na USP-RP (Universidade de São Paulo) e Theatro Pedro II.
Este ano, o Festival apresenta em sua programação a execução de diversas peças de compositores consagrados e também estreias mundiais de compositores, como é tradição do Festival. Além de uma inovadora parceria com a Academia Livre de Música e Artes (ALMA), num festival dedicado à divulgação da música nova para jovens.
A ALMA participará do Festival com sua Orquestra Jovem Acadêmica, no dia 26, e também encena a Ópera Judas em Sábado de Aleluia – uma opereta bem brasileira ou o caЯáter nacional, no dia 25, ambos no Theatro Pedro II, às 20h30. É a primeira vez, em 50 anos, que o FMN recebe uma ópera contemporânea.
Sobre o FMN
O FMN é o maior e mais duradouro festival de música contemporânea da América Latina e homenageia este ano, o grande professor, fomentador artístico e influenciador direto em diversos festivais brasileiros, Olivier Toni, falecido em março de 2017. O homenageado também foi grande colaborador do Departamento de Música da FFCLRP-USP (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto), que realiza o festival desde 2012.
O Festival Música Nova "Gilberto Mendes" é um evento internacional e anual de música contemporânea idealizado por Gilberto Mendes (Santos, 1922-2016) e realizado desde 1962 em Santos. Já foi produzido simultaneamente nas cidades de Santos e São Paulo (desde 1985), além de concertos em Ribeirão Preto e Campinas (desde 1992).
Além de Gilberto Mendes, outros compositores dividiram a direção artística do FMN, como Rodolfo Coelho de Souza, Eduardo Guimarães Álvares, José Augusto Mannis e Rubens Russomanno Ricciardi.
Desde 2012, sob direção artística de Rubens Russomanno Ricciardi, o Festival Música Nova Gilberto Mendes vem sendo realizado pelo Departamento de Música da FFCLRP-USP, por meio de seu Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance (NAP-CIPEM), em parceria com o SESC-SP, com concertos e cursos no Campus da USP de Ribeirão Preto, no Auditório da FDRP-USP e na Sala de Concertos da Tulha, bem como na unidade do SESC em Ribeirão Preto e no Theatro Pedro II.
A programação gratuita garante a acessibilidade do público às salas de concerto e ao Theatro Pedro II, patrimônio cultural de Ribeirão Preto. Não é necessária a retirada de ingressos. A programação completa está disponível no site do Núcleo de Pesquisa do Departamento de Música - http://sites.ffclrp.usp.br/napcipem/fmn.html -. Mais informações pelo telefone (16) 3315-0000.
O festival é uma realização da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto, por meio do Departamento de Música, tendo como responsável, o prof. Titular Rubens R. Ricciardi, com direção artística de Lucas E. S. Galon e assistente da direção artística, José Gustavo Julião de Camargo, com apoio da Secretaria Municipal da Educação de Ribeirão Preto e Academia Livre de Música e Artes – ALMA.
Serviço
Festival Música Nova “Gilberto Mendes”
Data: 23 a 27 de outubro
Programação
23/10, segunda, 20h30, Sala de Concertos da Tulha
Concerto da Oficina Experimental do Departamento de Música da FFCLRP-USP, Coro e Orquestra, com Convidados, sob regência e direção musical de Silvia Maria Pires Cabrera Berg. Concerto em homenagem ao Gilberto Mendes. Concerto de abertura
24/10, terça, 20h30, Theatro Pedro II
CONCERTO ESPECIAL COMEMORATIVO AO DIA DO PROFESSOR e In Memorian Olivier Toni (1926-2017). Evento conjunto com a Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão Preto, com a USP Filarmônica (regência de Lucas Galon) e os solistas Felipe Rissatti (contratenor), Camilo Calandrelli (barítono), Tamara Pereira (soprano), Duo Corvisier (pianos), Hugo Novaes (violino) e Rubens Russomanno Ricciardi (piano).
25/10, quarta, 20h30, Theatro Pedro II
Récita da ópera Judas em Sábado de Aleluia - uma opereta bem brasileira ou o caráter nacional de José Gustavo Julião de Camargo & Lucas Eduardo da Silva Galon, com direção cênica de José Maurício Cagno - Orquestra Jovem Acadêmica, atores, coro e solistas do projeto ALMA.
26/10, quinta, 20h30, Theatro Pedro II
Ensemble Mentemanuque & Orquestra Jovem Acadêmica ALMA executam peças de compositores consagrados (como o próprio Toni) e jovens compositores. Sob a regencia de Reginaldo Nascimento.
27/10, sexta, 20h30, Sala de Concertos da Tulha
Duo Cerri-Botelho & Fanfarre Percussion Ensemble.
Locais dos concertos
Theatro Pedro II
Rua Álvares Cabral, 370
Telefone: (16) 3977-8111
Sala de Concertos da Tulha do DM-FFCLRP-USP
Avenida Bandeirantes, 3
Telefone: (16) 3315-3136
24.11
horário: 9h30
local: Paróquia São Francisco de Assis - Rua São Francisco de Assis, 230 - Jardim Castelo Branco Novo
24.11
horário: 18h
local: Sala de Concertos da Tulha - campus da USP Ribeirão Preto
28.11
horário: 10h
local: Escola Municipal Profa. Adelaide Garnica - Rua José de Freitas Barbosa, 841, Guará/SP
28.11
horário: 18h30
local: Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau - Rua Alfredo Nogueira, 390 - São Joaquim da Barra/SP
28.11
horário: 20h
local: Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau - Rua Alfredo Nogueira, 390 - São Joaquim da Barra/SP