Para o topo
Área restrita do Aluno
Nosso canal no Youtube
Siga no Instagram
Siga no  Facebook
Área restrita do Aluno
Nosso canal no Youtube
Siga no Instagram
Siga no  Facebook
receba nossas novidades
Enviar

novidades

Alma participa do Festival Música Nova "Gilberto Mendes"

publicado em: 23/10/2017

Alma participa do Festival Música Nova

Em sua 51ª edição, o Festival Música Nova “Gilberto Mendes” - FMN, acontece em Ribeirão Preto, de 23 a 27 de outubro, com programação totalmente gratuita, em locais como Sala de Concertos da Tulha, na USP-RP (Universidade de São Paulo) e Theatro Pedro II. 

Este ano, o Festival apresenta em sua programação a execução de diversas peças de compositores consagrados e também estreias mundiais de compositores, como é tradição do Festival. Além de uma inovadora parceria com a Academia Livre de Música e Artes (ALMA), num festival dedicado à divulgação da música nova para jovens.

A ALMA participará do Festival com sua Orquestra Jovem Acadêmica, no dia 26, e também encena a Ópera Judas em Sábado de Aleluia – uma opereta bem brasileira ou o caЯáter nacional, no dia 25, ambos no Theatro Pedro II, às 20h30. É a primeira vez, em 50 anos, que o FMN recebe uma ópera contemporânea. 

Sobre o FMN

O FMN é o maior e mais duradouro festival de música contemporânea da América Latina e homenageia este ano, o grande professor, fomentador artístico e influenciador direto em diversos festivais brasileiros, Olivier Toni, falecido em março de 2017. O homenageado também foi grande colaborador do Departamento de Música da FFCLRP-USP (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto), que realiza o festival desde 2012.

O Festival Música Nova "Gilberto Mendes" é um evento internacional e anual de música contemporânea idealizado por Gilberto Mendes (Santos, 1922-2016) e realizado desde 1962 em Santos. Já foi produzido simultaneamente nas cidades de Santos e São Paulo (desde 1985), além de concertos em Ribeirão Preto e Campinas (desde 1992).

Além de Gilberto Mendes, outros compositores dividiram a direção artística do FMN, como Rodolfo Coelho de Souza, Eduardo Guimarães Álvares, José Augusto Mannis e Rubens Russomanno Ricciardi.

Desde 2012, sob direção artística de Rubens Russomanno Ricciardi, o Festival Música Nova Gilberto Mendes vem sendo realizado pelo Departamento de Música da FFCLRP-USP, por meio de seu Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance (NAP-CIPEM), em parceria com o SESC-SP, com concertos e cursos no Campus da USP de Ribeirão Preto, no Auditório da FDRP-USP e na Sala de Concertos da Tulha, bem como na unidade do SESC em Ribeirão Preto e no Theatro Pedro II.

A programação gratuita garante a acessibilidade do público às salas de concerto e ao Theatro Pedro II, patrimônio cultural de Ribeirão Preto. Não é necessária a retirada de ingressos. A programação completa está disponível no site do Núcleo de Pesquisa do Departamento de Música - http://sites.ffclrp.usp.br/napcipem/fmn.html -. Mais informações pelo telefone (16) 3315-0000.

O festival é uma realização da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto, por meio do Departamento de Música, tendo como responsável, o prof. Titular Rubens R. Ricciardi, com direção artística de Lucas E. S. Galon e assistente da direção artística, José Gustavo Julião de Camargo, com apoio da Secretaria Municipal da Educação de Ribeirão Preto e Academia Livre de Música e Artes – ALMA.

Serviço

Festival Música Nova “Gilberto Mendes”

Data: 23 a 27 de outubro

Programação

23/10, segunda, 20h30, Sala de Concertos da Tulha

Concerto da Oficina Experimental do Departamento de Música da FFCLRP-USP, Coro e Orquestra, com Convidados, sob regência e direção musical de Silvia Maria Pires Cabrera Berg. Concerto em homenagem ao Gilberto Mendes. Concerto de abertura

24/10, terça, 20h30, Theatro Pedro II

CONCERTO ESPECIAL COMEMORATIVO AO DIA DO PROFESSOR e In Memorian Olivier Toni (1926-2017). Evento conjunto com a Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão Preto, com a USP Filarmônica (regência de Lucas Galon) e os solistas Felipe Rissatti (contratenor), Camilo Calandrelli (barítono), Tamara Pereira (soprano), Duo Corvisier (pianos), Hugo Novaes (violino) e Rubens Russomanno Ricciardi (piano).

25/10, quarta, 20h30, Theatro Pedro II

Récita da ópera Judas em Sábado de Aleluia - uma opereta bem brasileira ou o caráter nacional de José Gustavo Julião de Camargo & Lucas Eduardo da Silva Galon, com direção cênica de José Maurício Cagno - Orquestra Jovem Acadêmica, atores, coro e solistas do projeto ALMA.

26/10, quinta, 20h30, Theatro Pedro II

Ensemble Mentemanuque & Orquestra Jovem Acadêmica ALMA executam peças de compositores consagrados (como o próprio Toni) e jovens compositores. Sob a regencia de Reginaldo Nascimento.

27/10, sexta, 20h30, Sala de Concertos da Tulha

Duo Cerri-Botelho & Fanfarre Percussion Ensemble.

Locais dos concertos

Theatro Pedro II

Rua Álvares Cabral, 370

Telefone: (16) 3977-8111

Sala de Concertos da Tulha do DM-FFCLRP-USP

Avenida Bandeirantes, 3

Telefone: (16) 3315-3136
 



 

nossa agenda

06.12

Alma de Natal

horário: 20h
local: Theatro Pedro II

Saiba mais sobre

07.12

Alma de Natal - São Joaquim da Barra

horário: 20h
local: Igreja Matriz de São Joaquim da Barra

Saiba mais sobre
Veja a agenda completa
CONVÊNIOS ALMA
Departamento de Música - FFCLRP/USP Escola Municipal de Música Giuseppe Sarti
Veja todos os convênios


Usina Alta Mogiana

Patrocínio Ópera
Santa Helena

Patrocínio Sinfonia
Sasazaki

Patrocínio Sinfonia
Ambient

Patrocínio Suíte
Supermercados e Superatacados Tonin

Patrocínio Suíte
Madeiranit

Patrocínio Suíte
Interunion

Patrocínio Suíte


Rua Angelo de Paschoal, 59, Alto da Boa Vista
Ribeirão Preto-SP | CEP 14025-648
Fone: (16) 9.9164-5310