Reconhecida nacionalmente e consolidada como um dos mais importantes eventos do interior e uma das sete maiores feiras literárias da América Latina, a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto chega a sua 16ª edição trazendo uma extensa programação entre os dias 12 e 19 de junho. A abertura oficial do evento acontece no sábado, dia 11 de junho, às 19h, no Theatro Pedro II, com o espetáculo “Uma Noite com Alma”, apresentado pelas crianças e jovens da ALMA.
Criado especialmente para comemorar o início da Feira do Livro de 2016, o espetáculo é dirigido por Carla Petroni, Meire Teixeira e Michel Masson. A produção traduz a experiência textual dos homenageados dessa edição em uma mistura com a docilidade dos integrantes da ALMA. “Escolhemos uma atração musical para abrir a Feira, representada pela arte produzida por um projeto consistente de educação musical da cidade, que é oferecido nas dependências do Centro Cultural Palace.
Nossa intenção é homenagear os escritores em destaque nesta edição do evento”, comenta a presidente da Fundação do Livro e Leitura, Adriana Silva. Segundo ela, os espetáculos musicais sempre foram associados a discussões literárias e têm um espaço garantindo na programação cultural.
A Feira Nacional do Livro faz parte do calendário cultural de Ribeirão Preto e região. Trata-se de uma feira reconhecida nacionalmente e consolidada como um dos mais importantes eventos do interior e uma das sete maiores feiras literárias da América Latina. A 16ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão, como em todos os anos, faz homenagem a um país. Desta vez é a Colômbia, considerado o país das bibliotecas. Quanto aos escritores celebrados, a premiada Lygia Fagundes Telles é a escritora do ano, atual membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia das Ciências de Lisboa. Na categoria infantojuvenil, a autora homenageada é Maria Clara Machado, escritora e dramaturga de sucesso entre crianças e adolescentes. O filósofo, escritor e educador Mario Sergio Cortella é o destaque na categoria autor educação e a premiada Rita Mourão, atual integrante da Academia Ribeirãopretana de Letras, é a homenageada na categoria autor local. Como patrono, a Feira indicou o empresário e Fundador do Grupo Rodonaves, João Naves.
07.12
horário: 20h
local: Theatro Pedro II - Rua Alvares Cabral, 370 - Ribeirão Preto/SP
08.12
horário: 19h
local: Theatro Pedro II - Rua Alvares Cabral, 370 - Ribeirão Preto/SP
12.12
horário: 19h30
local: Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau - Rua Alfredo Nogueira, 390 - São Joaquim da Barra/SP