Para o topo
Área restrita do Aluno
Nosso canal no Youtube
Siga no Instagram
Siga no  Facebook
Área restrita do Aluno
Nosso canal no Youtube
Siga no Instagram
Siga no  Facebook
receba nossas novidades
Enviar

novidades

Núcleo de teatro da Alma estreia documentário

publicado em: 03/12/2020

Núcleo de teatro da Alma estreia documentário
Divulgação

Ribeirão Preto (SP), dezembro de 2020 - A Academia Livre de Música e Artes - Alma lança, no dia 15 de dezembro, às 16h, o documentário: Núcleo de Teatro da Alma, com transmissão gratuita pelo canal do Youtube da academia. O filme é uma coletânea das atividades realizadas no projeto neste período de aulas à distância, integrando depoimentos dos alunos, apresentações especiais e recortes das vivências coletivas.

A proposta da apresentação neste formato faz parte do planejamento de aulas on-line, em cumprimento às normas sanitárias contra a disseminação do novo coronavírus. Desde a segunda quinzena do mês de março, às atividades que seriam presenciais, agora focam o acesso de forma democratizada para o conteúdo chegar sem prejuízo pedagógico aos alunos e também ao público da academia.  

“Este ano, o Núcleo de teatro da Alma iniciou as atividades com a possibilidade de vários projetos, entre eles, um trabalho voltado para a poesia. Iniciamos com uma sequência de aulas on-line, com estudos teóricos, com base em autores da área teatral, como Constantin Stanislavski, e entre todas as ações que conseguimos realizar, finalizamos com este documentário, que reúne um trabalho corporal intenso complementado com a linguagem da palavra”, explica José Maurício Cagno, diretor cênico do núcleo.

Atualmente, são 16 alunos regularmente matriculados no curso de teatro da Academia Livre de Música e Artes, as aulas são coletivas, voltadas para a produção de espetáculos musicais, minióperas e óperas com foco na atuação cênica dos alunos. O processo de aprendizagem e criação parte da experiência imagética, sensível e corporal de cada aluno, por meio da vivência com os elementos da natureza (terra, água, fogo, ar e luz) e também com o sagrado - entendido como algo que constitui o ser humano em sua plenitude.

Segundo Joubert Oliveira, professor de teatro da Alma, a proposta de mostrar o trabalho dos alunos a partir deste formato de documentário, tem como objetivo principal registrar a técnica desenvolvida nas aulas, os depoimentos autorais dos alunos, os vídeos que foram produzidos e ainda abordar de forma institucional o processo histórico do núcleo de teatro da Alma. “Não podemos deixar de mencionar a metodologia de produção teatral à distância, porque a partir desse registro, teremos arquivado esse desenvolvimento e ainda teremos a oportunidade de utilizá-lo como material pedagógico”, conclui Joubert.

O documentário reúne também as cenas antecipadamente gravadas para a participação no evento “20 horas de Literatura”, realização da Fundação Feira do Livro e Leitura, apresentado em um formato totalmente digital, entre os dias 14 e 18 de setembro deste ano. O envolvimento dos atores neste processo foi primordial para que o resultado final fosse alcançado com mérito. Todas as cenas foram gravadas em estúdio, com medidas de higienização rigorosas, utilização de máscaras de proteção e planejamento cronometrado para evitar aglomeração de pessoas no local dos ensaios.

Julia Jacob Alonso, integra o quadro de atores do núcleo de teatro da academia há 3 anos: “O documentário demonstra que não podemos ver as mudanças do teatro atual com o público à distância com um olhar melancólico e triste, mas sim com olhar de esperança”.  Para Julia, as aulas na academia sempre foram focadas em um crescimento possível, e agora, mesmo com a presença das câmeras, a expressividade teatral consegue atingir as pessoas.

De acordo com Jonatan Bernardino Manieri, também aluno de teatro da Alma, os ensaios à distância são desafiadores: “Nós enviamos os vídeos para os professores e mesmo longe, recebemos as orientações adequadas ao trabalho do ator. É gratificante encerrar o ano com esse arquivo especial que deve mostrar que mesmo diante de um momento de pandemia, as memórias irão permanecer, dentro dos nossos corações e acima de tudo, enraizadas em nossa Alma.”

A Alma é uma associação privada sem fins lucrativos, que trabalha com o aperfeiçoamento de jovens talentos, principalmente na música, cumprindo seu propósito de oferecer excelência artística a alunos de Ribeirão Preto e região. Seus cursos são gratuitos e contam com o apoio de empresas que utilizam leis de incentivo para patrocinarem os projetos.

Em 2020, as atividades da Alma, núcleo Ribeirão Preto, estão sendo mantidas pelo Pronac - Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Governo Federal, via Ministério do Turismo - Secretaria Especial da Cultura, com patrocínios das seguintes empresas: Usina Alta Mogiana S/A. Açúcar e Alcool, Ambient, Samar, Foz de Jeceba Engenharia Ambiental, Tracan, Suprir, Basequimica, Grupo São Francisco, Santa Helena Alimentos, Interunion e Luiz Tonin Atacadista e Supermercados. Além disso, a Alma conta com patrocínios da GasBrasiliano, Tereos, Usina Vertente e RibeirãoShopping.

Serviço:

Documentário: Núcleo de teatro da Alma

Data: 15 de dezembro

Horário: 16h

Acesso gratuito: Canal do Youtube da Academia Livre de Música e Artes



 

nossa agenda

Não existem eventos neste período.

CONVÊNIOS ALMA
Departamento de Música - FFCLRP/USP Escola Municipal de Música Giuseppe Sarti
Veja todos os convênios


Patrocínio Ópera:
 Alta Mogiana
 Necta
Patrocínio Sinfonia:
 Santa Helena
 GS Inima Ambient
Patrocínio Suíte:
 Interunion
Usina Vertente
 Tereos
Patrocínio Ária:
CAnesin
Tonin
TMA
tracan
Tarraf
Elmaz
Combustran
Escandinavia
Suprir
Goiasmaq
Cotave
SD
Parceiros:
 Núcleo de pesquisa FFCLRP
 Departamento de Múscia FFCLRP-USP
FFCLRP-USP
USP
Apoio:
 Prefeitura Ribeirão Preto
 Prefeitura Ribeirão Preto
 Saint Brunos
Cultura Inglesa
Cultura Inglesa
Realização:
Alma
CULTSP
Alma
Ministério da Cultura