O projeto social Núcleo 2 da Academia Livre de Música e Artes, que funciona em três escolas, duas na cidade de São Joaquim da Barra e uma em Guará, vem transformando a vida de crianças entre 7 e 11 anos, por meio da formação em estudos de música, em cursos gratuitos de canto coral, viola, violoncelo, violino, flauta e clarinete.
Em 2018 estão sendo atendidas aproximadamente 170 crianças com apoio integral da Usina Alta Mogiana, por meio da lei de incentivo fiscal do Ministério da Cultura, Pronac (Programa Nacional de Apoio à Cultura).
É o caso do aluno Arthur Kihara, de oito anos, que cumpre ensino fundamental na escola Adelaide Garnica, na cidade de Guará e faz aula de violoncelo com o Prof. Lincoln Reuel Mendes. Para Cristina Kihara, mãe do aluno, as aulas têm sido de extrema importância para o desenvolvimento de Arthur. “Ele era bastante agitado e tomava remédio para controlar a ansiedade, mas quando começou a frequentar as aulas de música, melhorou neste aspecto emocional e abandonou o remédio”, explica Cristina, que complementa “hoje meu filho mudou muito, ele tem uma condição disciplinar diferente, já que ele ganhou a responsabilidade de cuidar do instrumento e estudar a música”.
De acordo com a diretora da escola “Adelaide Garnica” em Guará, Silvana Aparecida da Silva, “o aluno Arthur e tantos outros que fazem os cursos de música aqui, melhoraram o desempenho em sala de aula, em outras disciplinas”.
Para que os cursos tivessem condições de serem mantidos nas escolas, a Usina Alta Mogiana, com sua equipe do projeto Educando para o Futuro, realizou a reestruturação das salas de aula, com pintura, armários, ar condicionado, entre outras melhorias, o que culminou na valorização da escola, localizada em bairro periférico de Guará.
“Essa união entre projeto social núcleo 2 da Alma, Usina Alta Mogiana e Prefeitura de Guará, colaborou para a valorização da escola, que passou a ser vista com outros olhos pela população. Hoje recebemos muito mais pais interessados em matricular seus filhos aqui por conta dos cursos de música”, explica a diretora Silvana.
Segundo Ladson Bruno Mendes, coordenador do núcleo 2 da Alma, o trabalho pedagógico consiste no processo de desenvolvimento humano por meio da música em São Joaquim da Barra e Guará. “há um ano e meio, os formatos de aulas coletivas têm deslumbrado objetivos claros entre as habilidades técnicas e sociais, buscando de forma musical e didática, propor a reflexão dos aspectos humanos como respeito, coletividade, autonomia, criatividade, valorização das individualidades, entre outros.
As crianças do Núcleo 2 da Alma são atendidas pelos professores Ladson Bruno (violoncelo), Reginaldo Nascimento (violino), Igor Picchi (clarinete), Paula Naime (flauta), Alexandre Mazzer (voz), Maria Costa (prof-assistente), Ayala Carla de Souza (prof-assistente) Wallisson Cruz (violoncelo), Lincoln Reuel Mendes (violoncelo) e Marcos Fuzaro (violino). As escolas atendidas são: Sylvio Torquato Junqueira (S. Joaquim da Barra); Prof. Creso Antônio Filetti (S. Joaquim da Barra) e Adelaide Garnica (Guará).
As atividades da Academia Livre de Música e Artes no Núcleo 2 são mantidas pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura – Pronac, do Ministério da Cultura/Governo Federal, com patrocínios da Usina Alta Mogiana.
07.12
horário: 20h
local: Theatro Pedro II - Rua Alvares Cabral, 370 - Ribeirão Preto/SP
08.12
horário: 19h
local: Theatro Pedro II - Rua Alvares Cabral, 370 - Ribeirão Preto/SP
12.12
horário: 19h30
local: Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau - Rua Alfredo Nogueira, 390 - São Joaquim da Barra/SP