Para o topo
Área restrita do Aluno
Nosso canal no Youtube
Siga no Instagram
Siga no  Facebook
Área restrita do Aluno
Nosso canal no Youtube
Siga no Instagram
Siga no  Facebook
receba nossas novidades
Enviar

novidades

No primeiro concerto do ano, USP Filarmônica e Alma celebram o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922

publicado em: 20/01/2022

No primeiro concerto do ano, USP Filarmônica e Alma celebram o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922

Mais importante movimento cultural brasileiro do século 20, a Semana de Arte Moderna de 1922 representou uma forte mexida no caldeirão artístico nacional com sua proposta de renovação de linguagens na literatura, nas artes plásticas e na música, marcando, oficialmente, o começo do Modernismo. Entre os artistas participantes, estava o jovem compositor carioca Heitor Villa-Lobos, que fez ali sua estreia profissional, regendo os concertos do evento e apresentando suas composições. Se naquele momento, Villa-Lobos foi vaiado, hoje, 100 anos depois, o compositor é reverenciado mundialmente por sua originalidade e genialidade e tido como um dos maiores nomes da música erudita de todos os tempos.

No próximo sábado (22), a USP Filarmônica e a Alma abrem suas temporadas de 2022 com um concerto conjunto comemorativo ao centenário da Semana de Arte Moderna - que será completo em fevereiro -, e à obra de Villa-Lobos. A apresentação será presencial, no auditório da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, da USP, às 20h, com entrada gratuita.

O programa executará peças de três momentos distintos da obra de Villa-Lobos. Na abertura, “Bachianas nº 5”, que rememora os clássicos e homenageia o compositor alemão Johann Sebastian Bach; composta para sopranos e orquestra de violoncelos. Em seguida, “Choros nº 7”, composição mais experimental, do período em que Villa-Lobos esteve em Paris e teve contato com a vanguarda da época. Para encerrar, o concerto para violão e pequena orquestra, com três movimentos, que é um dos mais conhecidos e executados no mundo, da fase mais clássica do compositor brasileiro.

Para a apresentação de “Bachianas nº 5”, USP Filarmônica e Alma  convidaram a soprano Raquel Paulin. Formada pela Escola Municipal de Música de São Paulo, ela integrou o elenco de “O Fantasma da Ópera”, participou de estreias mundiais em importantes espaços, como a Sala São Paulo, e se apresentou com a USP Filarmônica no ano passado. Raquel tem ainda grande experiência com teatro musical e operístico e, por dois anos, atuou como solista no Theatro São Pedro, em São Paulo.

Para “Choros nº 7”, o convidado é o violonista Gustavo Costa, premiado em importantes concursos de violão no Brasil, França e Espanha; e ganhador de um Grammy Latino com o CD Brazilian Guitar Quartet plays Villa-Lobos, gravado com o Quarteto Brasileiro de Violões. Costa é professor de violão e viola caipira no Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto (FFCLRP), e apresenta-se como solista e camerista em festivais nacionais e internacionais. Além de Raquel Paulin e Gustavo Costa, o concerto contará com a participação de professores parceiros da USP Filarmônica e da Alma.

Para Lucas E. S. Galon, maestro da USP Filarmônica e diretor artístico da Alma, o concerto pontua mais uma importante parceria entre as duas instituições. “A Alma realiza um projeto de educação musical e de outras artes, como dança e teatro, com o objetivo de preparar seus alunos tanto para a academia, como para o mundo profissional. E o contato com o Departamento de Música da USP Ribeirão proporciona uma fundamental troca de aprendizados”, assinala Galon, que é multi-instrumentista, compositor, mestre e doutor pela Escola de Comunicação e Artes da USP (ECA-USP), além de pós doutor pela FFCLRP/USP-RP.

Apresentado pelo Ministério do Turismo, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal, USP Ribeirão Preto e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, o concerto seguirá as orientações dos protocolos sanitários em torno da pandemia do Coronavírus e por conta disso será obrigatório o uso de máscara e apresentação do comprovante de vacinação para entrada.

“Estamos muito felizes de podermos, aos poucos, retomar as apresentações presenciais após a extensão da cobertura vacinal. É realmente muito duro para o artista ficar longe do público e os quase dois anos de atividades virtuais foram bastante difíceis. Faremos esse concerto com todos os cuidados e, certamente, será uma experiência especial para nós e para o público”, ressalta o maestro Lucas E. S. Galon.

Dulce Neves, presidente da Alma e da Fundação do Livro e Leitura, adianta que as atividades da agenda da instituição para 2022 serão norteadas pelos 100 anos da Semana de Arte Moderna e pelos 200 anos da Independência do Brasil, a começar pela Feira Internacional do Livro, que deverá ser realizada de forma híbrida (virtual e presencial). “Estamos confiantes na trégua da pandemia e no retorno de programações presenciais. Porém, as atividades online vieram para ficar e não há mais como abrir mão delas”, enfatiza Dulce.



 

nossa agenda

24.11

Projeto Encantando

horário: 9h30
local: Paróquia São Francisco de Assis - Rua São Francisco de Assis, 230 - Jardim Castelo Branco Novo

Saiba mais sobre

24.11

Recital das classes coletivas e individuais de violino

horário: 18h
local: Sala de Concertos da Tulha - campus da USP Ribeirão Preto

Saiba mais sobre

28.11

Recital pedagógico das Escolas Adelaide Garnica e Urbano de Andrade Junqueira

horário: 10h
local: Escola Municipal Profa. Adelaide Garnica - Rua José de Freitas Barbosa, 841, Guará/SP

Saiba mais sobre

28.11

Recital pedagógico da Escola Prof. Creso Antonio Filetti

horário: 18h30
local: Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau - Rua Alfredo Nogueira, 390 - São Joaquim da Barra/SP

Saiba mais sobre

28.11

Recital pedagógico da Escola Sylvio Torquato Junqueira e Coral Canto da Alma - São Joaquim da Barra

horário: 20h
local: Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau - Rua Alfredo Nogueira, 390 - São Joaquim da Barra/SP

Saiba mais sobre
Veja a agenda completa
CONVÊNIOS ALMA
Departamento de Música - FFCLRP/USP Escola Municipal de Música Giuseppe Sarti
Veja todos os convênios


Patrocínio Ópera:
 Alta Mogiana
 Necta
Patrocínio Sinfonia:
 Santa Helena
 GS Inima Ambient
Patrocínio Suíte:
 Interunion
Usina Vertente
 Tereos
Patrocínio Ária:
CAnesin
Tonin
TMA
tracan
Tarraf
Elmaz
Combustran
Escandinavia
Suprir
Goiasmaq
Cotave
SD
Parceiros:
 Núcleo de pesquisa FFCLRP
 Departamento de Múscia FFCLRP-USP
FFCLRP-USP
USP
Apoio:
 Prefeitura Ribeirão Preto
 Prefeitura Ribeirão Preto
 Saint Brunos
Cultura Inglesa
Cultura Inglesa
Realização:
Alma
CULTSP
Alma
Ministério da Cultura