Para o topo
Área restrita do Aluno
Nosso canal no Youtube
Siga no Instagram
Siga no  Facebook
Área restrita do Aluno
Nosso canal no Youtube
Siga no Instagram
Siga no  Facebook
receba nossas novidades
Enviar

novidades

Espetáculo “O circo vem aí” encerra ciclo letivo de balé no Núcleo 2 da Alma

publicado em: 25/11/2024

Espetáculo “O circo vem aí” encerra ciclo letivo de balé no Núcleo 2 da Alma

Lúdico, divertido, colorido e com desdobramentos que proporcionam um universo de magia. Essa é a ideia central que baliza o espetáculo “O circo vem aí”, montagem que encerra o ciclo letivo do curso de balé no Núcleo 2 da Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto (Alma) - Passos da Alma Núcleo de Dança -, na cidade de São José da Bela Vista (83 km de Ribeirão Preto). A apresentação, gratuita e aberta à população, será no próximo dia 29 (sexta-feira), às 19h, no Salão do Padre, onde funciona o CRAS do município (Centro de Referência de Assistência Social).

No palco, 46 alunas na faixa etária entre seis e 12 anos mostram números circenses com personagens marcantes, condensando o que aprenderam e evoluíram em técnica durante 2024. “A proposta desta temática para o festival de encerramento de ano está articulada no sentido de, por meio de atrações circenses, difundir a linguagem da dança, das artes cênicas e das performances. É o circo funcionando como agregador de valores e interlocutor das artes. Queremos oferecer ao município a oportunidade de se deslumbrar com um trabalho voltado ao universo de encanto, da magia e da diversão, e colaborar com a difusão social e cultural em São José da Bela Vista”, pontua o coreógrafo Rafael Dias, diretor artístico do espetáculo.

Dramaturgia

O diretor artístico do Passos da Alma organizou as alunas em seis grupos de personagens: apresentadoras (iniciantes), bailarinas (intermediário), bonequinhas de pano (baby class), palhacinhas (baby class), mágicas (iniciantes) e coristas (iniciantes). Juntas, elas darão vida à tradução do circo dentro dos passos do balé, com integração total da turma na cena de abertura e possibilitando um processo artístico para além dos passos executados. “As cenas conversam entre si, conferindo uma dramaturgia ao espetáculo”, explica Rafael Dias. A única bailarina adulta é Lauanny Guiotto, de outro projeto social na cidade.

Alinhado aos princípios de formação e linguagem que se conectam ao corpo estável de balé da Alma em seu Núcleo 1 (Ribeirão Preto) - que fará uma apresentação especial em São José da Bela Vista -, o espetáculo “O circo vem aí” discute as relações de sonhos, identidade e empatia, numa busca por um diálogo direto com o público. “É um convite à reflexão sobre o sentido da vida e das relações que temos, a partir das metáforas que costuram o enredo de forma divertida e emocionante”, sublinha Dias.

Novos passos

O curso de balé do Passos da Alma passou a ser gerido ela Academia Livre de Música e Artes em 2023, com patrocínio da Usina Alta Mogiana Açúcar e Alcool, e, de lá para cá, as mudanças implementadas têm impactado a forma e o alcance do projeto, assim como o desenvolvimento das alunas. “Há um novo conceito de direcionamento das pautas de atendimento, como da projeção futura do aprendiz para novos voos e possibilidades de formação técnica. Do uniforme e materiais de sala de aula ao novo prédio de atendimento às crianças, as inovações são muitas e todas muito bem vindas”, fala o coreógrafo Rafael Dias.

Nascido a partir de outro projeto social que tinha o foco de trabalhar o balé clássico dentro do município, tendo como público-alvo uma escola municipal e uma escola particular de dança, o que é hoje o Passos da Alma funcionava com três turmas de alunas, num espaço compartilhado com o Centro de Convivência do Idoso. “Foi um período difícil para dar atenção ao grupo grande de alunas, o que dificultava bastante o aprendizado, o aproveitamento era baixo e a proposta não caminhava num ritmo interessante para a absorção do conteúdo. O encampamento do trabalho pela Alma, com patrocínio da Usina Alta Mogiana, proporcionou a reconstrução das estruturas pedagógicas, espaciais e estruturais, com planejamento mais adequado”, completa o diretor artístico.

Para Rafael Dias, todas as mudanças geraram resultados mais positivos. “Percebo as alunas mais concentradas, focadas e disciplinadas. E isso é fundamental porque a arte da dança e suas vertentes é um processo de longo prazo. Especialmente quando nos referimos a projeto social, em que é preciso lidar e administrar questões que correm na contramão, como rotatividade de público, déficit de atenção, desnutrição alimentar, consumo exagerado de tela”, destaca.

Pensadas a partir de metodologia aplicada à crianças, cruzando o saber entre a formação técnica e a ludicidade, as aulas de balé no Passos da Alma têm, de acordo com Rafael Dias, cumprido o papel de transformação individual e coletiva. “É notável o avanço entre as alunas que estão no projeto desde o início. Seja de aprendizado, de comportamento social, protagonismo da própria história e responsabilidade com o trabalho desenvolvido”, comemora o coreógrafo.

O espetáculo é uma realização do Ministério da Cultura e da Alma e conta com o patrocínio exclusivo da Usina Alta Mogiana Açúcar e Álcool.



 

nossa agenda

07.12

Concerto de Natal Luzes na floresta

horário: 20h
local: Theatro Pedro II - Rua Alvares Cabral, 370 - Ribeirão Preto/SP

Saiba mais sobre

08.12

Concerto de Natal Luzes na floresta

horário: 19h
local: Theatro Pedro II - Rua Alvares Cabral, 370 - Ribeirão Preto/SP

Saiba mais sobre

12.12

Concerto de Natal Luzes na floresta

horário: 19h30
local: Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau - Rua Alfredo Nogueira, 390 - São Joaquim da Barra/SP

Saiba mais sobre
Veja a agenda completa
CONVÊNIOS ALMA
Departamento de Música - FFCLRP/USP Escola Municipal de Música Giuseppe Sarti
Veja todos os convênios


Patrocínio Ópera:
 Alta Mogiana
 Necta
Patrocínio Sinfonia:
 Santa Helena
 GS Inima Ambient
Patrocínio Suíte:
 Interunion
Usina Vertente
 Tereos
Patrocínio Ária:
CAnesin
Tonin
TMA
tracan
Tarraf
Elmaz
Combustran
Escandinavia
Suprir
Goiasmaq
Cotave
SD
Parceiros:
 Núcleo de pesquisa FFCLRP
 Departamento de Múscia FFCLRP-USP
FFCLRP-USP
USP
Apoio:
 Prefeitura Ribeirão Preto
 Prefeitura Ribeirão Preto
 Saint Brunos
Cultura Inglesa
Cultura Inglesa
Realização:
Alma
CULTSP
Alma
Ministério da Cultura