A Academia Livre de Musica e Artes – Alma levou ao palco do Theatro Pedro II a magia do Natal com o concerto “Alma de Cristal”, no dia 8 de dezembro, às 21h, e no dia 9 de dezembro, às 10h30. Com entrada livre e gratuita, o Theatro ficou completamente lotado nos dois dias de concerto.
Na ocasião, estiveram no palco a Orquestra Jovem Acadêmica, Coros infantil e juvenil, solistas de canto e a estreia do corpo de baile da academia, dirigido pela professora Marisol Galo. O concerto teve a direção artística dos professores Bogdan Dragan e Snizhana Drahan, que também fizeram a regência de orquestra e coro, respectivamente.
“Temos o intuito de celebrar todas as conquistas artísticas e pedagógicas de nossos alunos em uma integração com as famílias e o público neste espírito de união que o Natal proporciona”, explica Dulce Neves, presidente da Alma. “É mais um ano de vitória em nossa proposta de levar oportunidades a crianças e jovens e celebramos com mais um concerto de natal gratuito e aberto a todos”, afirma Dulce.
O público pode conferir um repertório com canções tradicionais natalinas como Hark!The herald angels sing, de F. Mendelssohn, com solos de Tamisa Neves Lanzarin, Heloisa Espreafico G. Ramos e Larissa Soares Paulino; Joy to the world, de G. Handel, com participação dos solistas Lucas Menegazzi Carvalho e Felipe Duarte Padovani; Valsa, de A bela adormecida, de P.I. de Tchaikovsky, com participação do corpo de baile da Alma; Agnus Dei, de M. Smith, com solo de Dalton Micael Rodrigues Herrera.
O concerto contou também com as peças: Kamarinskaia, do álbum infantil de P.I. Tchaikovsky, contando também com corpo de baile; Boas Festas, de A. Valente, com solos de Maria Clara Callil dos Santos e Valentina Vetrano; Vem chegando o Natal, de J. Fred Coots e H. Gillespie, com solo de Tamara Pereira;Fadas, de A bela adormecida, de Tchaikovsky; Gloria in excelsis Deo, que é um canto tradicional francês; Gesu bambino, de P. Yon, com solos de Lucas Menegazzi Carvalho e Brenda Grigol Gomes; When you believe, de S. Schwartz e solos de Gabriela de Freitas Barros e Patrícia Cristina Ribeiro de Freita; O Tannenbaum, que é um canto tradicional alemão.
A Alma apresentou o mesmo repertório na igreja matriz de São Joaquim da Barra, no dia 13 de dezembro, às 20h, com colaboração voluntária de 1kg de alimento não perecível para o FAC (Fraterno Auxílio Cristão), em uma parceria com a Usina Alta Mogiana.
Em 2018, as atividades da Alma são mantidas pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura – Pronac, do Ministério da Cultura/Governo Federal, com patrocínios da Usina Alta Mogiana, Grupo São Francisco, Santa Helena Alimentos, Ambient, GasBrasiliano, Interunion e Tonin superatacado.