Para o topo
Área restrita do Aluno
Nosso canal no Youtube
Siga no Instagram
Siga no  Facebook
Área restrita do Aluno
Nosso canal no Youtube
Siga no Instagram
Siga no  Facebook
receba nossas novidades
Enviar

novidades

Alunos da Alma confeccionam instrumentos musicais adaptados

publicado em: 05/12/2020

Alunos da Alma confeccionam instrumentos musicais adaptados
Divulgação

São Joaquim da Barra (SP), dezembro de 2020 - A Academia Livre de Música e Artes - Alma inovou o planejamento pedagógico a partir das medidas de distanciamento social e protocolos de prevenção em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid – 19). Foi assim, que a partir do dia 20 de março, após o decreto do governo do Estado de São Paulo, iniciou-se uma força tarefa com participação da diretoria, coordenação e corpo docente com foco no novo formato de ensino que seria estabelecido utilizando a tecnologia como principal ferramenta de aprendizagem.

A Alma conta com 400 alunos em sua totalidade, somando o núcleo de Ribeirão Preto e o núcleo 2, que integram alunos das cidades de São Joaquim da Barra e Guará, todos matriculados regularmente e de forma gratuita. Todas as atividades pedagógicas foram reformuladas para serem adaptadas a esta nova linguagem. Especificamente, no planejamento educacional para as aulas do núcleo 2, neste segundo semestre de 2020, os professores agregaram, além das aulas gravadas, utilização de materiais adaptados para a construção de instrumentos.

Para Ladson Bruno Mendes, coordenador pedagógico da Alma, incluir esses materiais para a realização de interações práticas com os alunos é fundamental para o fortalecimento do vínculo e desenvolvimento do processo criativo. “Nunca poderíamos imaginar que a construção de um violino de papelão à distância poderia deixar os alunos mais motivados e até mais interessados em continuar aprendendo sobre música. Esse método comprovou que é possível sim inovar a didática e alcançar excelentes resultados”.

O núcleo de São Joaquim da Barra e Guará oferece cursos gratuitos de canto coral, violino, violoncelo, flauta, clarinete e percussão, são mais de 150 atendidas por ano, com idade de 6 a 12 anos. Este núcleo é uma parceria entre a academia e Usina Alta Mogiana que, por meio do projeto “Educando para o Futuro”, atende aos alunos das escola Sylvio Torquato Junqueira e Professor Creso Antonio Filetti (São Joaquim da Barra) e Adelaide Garnica (Guará).

Segundo Vera Lúcia Martins Guedes - Gerente de Gestão de Pessoas na Usina Alta Mogiana, a pandemia apresentou uma nova realidade a todos, incentivando a população a experimentar novos modelos, no convívio social, nas atividades corriqueiras e, principalmente, na maneira de encarar os percalços da convivência com um inimigo invisível e perigoso, que é o Covid-19. “Especificamente na educação, as famílias estão aprendendo mais sobre autodisciplina, novos modelos de interação e a necessidade de seguir em frente”, explica.

Vera ainda enfatiza que o desenvolvimento de competências e habilidades transcendem, inequivocamente, os “muros” da organização e que a capacidade de adaptação, a vontade e o amor ao trabalho podem ser determinantes nestes períodos atípicos. “Quando falamos das atividades continuadas da Alma, percebemos a rapidez a adaptação a esse “novo normal”, o formato digital permite interações ainda não imaginadas, e as inovações, mesmo à distância, resultam numa rica produção de conteúdo”, conclui.

Os professores do núcleo 2 estão alinhados para que essa metodologia adaptada realmente seja funcional para os alunos. De acordo com Lucas Oliveira professor de violino coletivo na cidade de Guará, essa experiência é desafiadora, mas o resultado é positivo, principalmente quando é comprovado o interesse dos alunos na construção desses instrumentos. “As aulas são elaboradas com antecedência, e nas gravações conseguimos ver os alunos com seus instrumentos finalizados, o que nos deixa muito orgulhosos com o esforço de todos”.

Paula Naime é professora de Flauta, também em Guará, e utilizou garrafas plásticas, lápis, papéis e canetas durante o processo de aulas à distância direcionadas ao núcleo 2. “Se as aulas fossem presenciais a flauta transversal seria utilizada, mas, em casa, usamos os recursos e materiais dos próprios alunos para conseguirmos nos aproximar dos sons dos instrumentos. Nas aulas de percussão, por exemplo, os alunos construíram um “Ganzá”, feito com garrafinha plástica e arroz (ou outro material). Ricardo Bovo é professor de percussão no núcleo de Guará, e contou como essas construções ensinam “brincando”. “Neste instrumento improvisado aprendemos juntos sobre a execução de ritmos, podendo ser aplicado em turmas iniciantes, para o aluno entender os movimentos mais básicos, ou ainda em turmas intermediárias ou avançadas, para trabalhar uma rítmica mais complexa”, pontuou.  

A Academia Livre de Música e Artes confirma seu compromisso com a arte, e se mostra confiante em relação à evolução da educação, do ensino e do aprendizado, através das mudanças e adaptações necessárias ao momento atual. A Alma é uma associação privada sem fins lucrativos, que trabalha com o aperfeiçoamento de jovens talentos, principalmente na música, cumprindo seu propósito de oferecer excelência artística a alunos de Ribeirão Preto e região. Seus cursos são gratuitos e contam com o apoio de empresas que utilizam leis de incentivo para patrocinarem os projetos.

Esta atividade integra o Projeto Alma - núcleo 2 - ano 4, aprovado no Pronac - Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Governo Federal, via Ministério do Turismo - Secretaria Especial da Cultura, com patrocínio da Usina Alta Mogiana S/A.



 

nossa agenda

Não existem eventos neste período.

CONVÊNIOS ALMA
Departamento de Música - FFCLRP/USP Escola Municipal de Música Giuseppe Sarti
Veja todos os convênios


Patrocínio Ópera:
 Alta Mogiana
 Necta
Patrocínio Sinfonia:
 Santa Helena
 GS Inima Ambient
Patrocínio Suíte:
 Interunion
Usina Vertente
 Tereos
Patrocínio Ária:
CAnesin
Tonin
TMA
tracan
Tarraf
Elmaz
Combustran
Escandinavia
Suprir
Goiasmaq
Cotave
SD
Parceiros:
 Núcleo de pesquisa FFCLRP
 Departamento de Múscia FFCLRP-USP
FFCLRP-USP
USP
Apoio:
 Prefeitura Ribeirão Preto
 Prefeitura Ribeirão Preto
 Saint Brunos
Cultura Inglesa
Cultura Inglesa
Realização:
Alma
CULTSP
Alma
Ministério da Cultura