A união do espírito do Natal com a beleza e o mistério da natureza dão o tom do espetáculo “Luzes na Floresta”, concerto de Natal que a Alma apresenta no Theatro Pedro II nos dias 7 (sábado), às 20h e 8 de dezembro (domingo), às 19h. A entrada é gratuita e a distribuição de ingressos começa nesta quinta-feira, dia 28 de novembro, na bilheteria do teatro, das 10h às 18h, até esgotarem os lugares. A agenda tem ainda uma terceira apresentação, no dia 12 de dezembro, às 19h30, no Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau (CCCAN), em São Joaquim da Barra, onde a Academia mantém seu Núcleo 2 de ensino.
Para este tradicional concerto que marca o encerramento do ano letivo na Alma, o grupo de cerca de 120 artistas - entre músicos, cantores e bailarinos - convida o público a embarcar numa viagem mágica embalada por canções natalinas de diferentes tradições pelo mundo. O público será surpreendido com seres místicos que habitam o espaço encantado da floresta, fadas que dançam com a luz das estrelas, borboletas que espalham cores pelos ares e pássaros que entoam harmonias celestiais. “Cada melodia conta uma história, evocando o calor e o encanto que o Natal traz, enquanto celebramos a união entre o mundo humano e a magia da natureza. Será uma noite única e inesquecível, em que a música e a fantasia se encontram para transformar aquele momento em pura poesia”, assegura a professora Snizhana Drahan, diretora artística do concerto.
O repertório de “Luzes na Floresta” reúne 12 canções, de compositores brasileiros e estrangeiros, e cantos tradicionais ingleses e ucranianos. Além dos alunos e alunas solistas dos cursos de instrumentos e canto, o concerto terá a participação do Corpo Estável de Balé na Alma, dirigidos pela professora Marisol Gallo. “O balé compõe o espetáculo como um todo, com apresentações solo, duetos, trios e quintetos, em sete músicas”, adianta Marisol. A classe de balé iniciou na Academia há pouco mais de seis anos e, segundo a bailarina, as participações dos alunos integrando os concertos de Natal mostram a evolução do trabalho.
A preparação e os ensaios para “Luzes na Floresta” vêm sendo realizados há três meses. Entre os momentos especiais preparados, a diretora artística Snizhana Drahan, revela que o nascimento de Jesus deve ser um dos mais tocantes. “Será um momento marcado por uma iluminação especial, cuidadosamente orquestrada, como se uma estrela brilhasse intensamente sobre a floresta, trazendo paz e renovação ao mundo”, entrega Snizhana. “Natal é um tempo de celebração do amor, da vida e da união entre os povos e, para a Alma, oferecer esse concerto à Ribeirão Preto é uma grande realização para selar todo o trabalho desenvolvido ao longo deste ano que é muito especial, pois comemoramos 10 anos de existência”, acrescenta Dulce Neves, presidente da Alma.
O espetáculo tem direção musical do maestro Bogdan Dragan e duração de 70 minutos. Toda a apresentação terá tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais). O espetáculo é uma realização da Alma e do Ministério da Cultura via Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet). Conta com o patrocínio das seguintes empresas: Ópera – Usina Alta Mogiana S/A; Sinfonia – Necta, GS Inima Ambient, Cutrale; Suíte – Santa Helena Indústria de Alimentos S/A, Interunion, Tereos, Usina Vertente; Ária – Goiasmaq, Suprir e Grupo Intelli. Conta ainda com a parceria da Universidade de São Paulo, por meio do Departamento de Música da FFCLRP, e apoio da Prefeitura de Ribeirão Preto, Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II.
07.12
horário: 20h
local: Theatro Pedro II - Rua Alvares Cabral, 370 - Ribeirão Preto/SP
08.12
horário: 19h
local: Theatro Pedro II - Rua Alvares Cabral, 370 - Ribeirão Preto/SP
12.12
horário: 19h30
local: Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau - Rua Alfredo Nogueira, 390 - São Joaquim da Barra/SP