A Ópera Chama Sagrada, apresentada pelos alunos do teatro, orquestra e coro da Alma – Academia Livre de Música e Artes – no mês de julho, ganha agora uma versão “pocket”, apenas teatral no próximo dia 29, às 20h, no Teatro Auxiliadora, que fica na Rua Duque de Caxias, 927.
“Uma das características da Academia é aprofundarmos nas experimentações, nas linguagens artísticas, com o intuito de avançar, de forma alicerçada na criação e expressão da arte. Dessa forma, pretendemos radicalizar a experiência de linguagem dos atores”, comenta José Maurício Cagno, diretor artístico do espetáculo.
A versão reduzida do espetáculo visa abranger público na linguagem específica do teatro, com integração de corpo, voz, dança e a musicalização nos gestos. A peça é gratuita e os ingressos serão distribuídos 1h antes da apresentação no próprio teatro.
A estrutura que será usada no espetáculo foi cedida pelo colégio Auxiliadora, bem como o teatro cedido para a realização. O espetáculo terá duração de 1h30 e é financiado por meio do Projeto de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo (PROAC), com patrocínio de Usina Alta Mogiana, Sasazaki, Santa Helena Alimentos e Supermercados Savegnago.
“A Alma vem crescendo ano a ano e o que temos visto é a vasta expansão de possibilidades para os diversos trabalhos já realizados por alunos e professores. Entramos no terceiro ano do projeto com cerca de 140 talentos nas áreas de música (coro, canto e instrumentos), dança e teatro, tornando-o assim, uma referência na excelência do ensino de artes”, explica Dulce Neves, presidente da Academia.
Sinopse – A ópera conta a história do guerreiro Raniero, por quem Francesca é apaixonada. Ela vive na solidão e lamenta o temperamento austero e violento do amado. A ele é dada a missão de liderar um grupo de guerreiros até Jerusalém, onde devem resgatar a chama sagrada no túmulo de Jesus Cristo e conduzi-la até Florença. No caminho, o rude Reniero se vê obrigado a desfazer-se de objetos e sentimentos que compõem seu temperamento, chegando ao destino final depois de passar por grandes transformações e preservando o amor de Francesca.
24.11
horário: 9h30
local: Paróquia São Francisco de Assis - Rua São Francisco de Assis, 230 - Jardim Castelo Branco Novo
24.11
horário: 18h
local: Sala de Concertos da Tulha - campus da USP Ribeirão Preto
28.11
horário: 10h
local: Escola Municipal Profa. Adelaide Garnica - Rua José de Freitas Barbosa, 841, Guará/SP
28.11
horário: 18h30
local: Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau - Rua Alfredo Nogueira, 390 - São Joaquim da Barra/SP
28.11
horário: 20h
local: Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau - Rua Alfredo Nogueira, 390 - São Joaquim da Barra/SP