A Alma apresenta seu tradicional Concerto de Natal que, neste ano, traz o tema “Luz do Mundo”. Serão duas apresentações: no sábado (3/12), às 20 horas, no Theatro Pedro II (Rua Álvares Cabral, 370), em Ribeirão Preto, e no domingo (4/12), às 19 horas, no Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau (Rua Alfredo Nogueira, 390), em São Joaquim da Barra.
Na edição deste ano, o concerto apresenta um repertório natalino de diversos países. Trata-se de uma superprodução que reúne orquestra, coro, balé e solistas de canto, com a participação de cerca de 90 alunos e vários professores da Alma. A seleção musical é especial com canções que representam a época natalina em vários países e culturas diferentes, com canções da Polônia, França, Alemanha, Ucrânia, EUA, Áustria, Itália e Espanha. Terá também a participação do Coro Infantil e Juvenil da Alma.
Outra novidade será a apresentação de danças típicas como a Valsa, Polonese e Mazurka, representando alguns países. “São danças usadas amplamente nas festividades dos povos e foram compostas pelo regente Bogdan Dragan, especialmente para o concerto “Luz do Mundo”, explica Snizhana Drahan, professora de canto e coral da Alma e diretora artística do concerto. Segundo ela, a proposta do espetáculo é mostrar que, apesar das culturas diferentes, todos os povos vivem o mesmo sentimento de Natal: a felicidade. “Nossa proposta é mostrar que a essência do Natal é a fraternidade e a generosidade e isso é igual em todas as regiões do mundo”, destaca.
Snizhana Drahan lembra que a canção de encerramento do concerto - "A luz do mundo" - traz a mensagem de união. “Queremos que o público compreenda que cada país tem sua música típica maravilhosa, com seu jeito e estilo, e que todas as nações têm o direito de viver com sua liberdade. Nossa esperança com o concerto é a esperança de liberdade”, mostra.
A presidente da Alma, Dulce Neves, diz que o concerto é um momento muito aguardado pelos alunos e professores da academia e uma excelente oportunidade de aprimoramento da formação oferecida, além de ser um evento que já se tornou oficial no calendário do mês de dezembro em Ribeirão Preto. "O ano de 2022 nos trouxe a oportunidade do reencontro. Por este motivo, temos muito a comemorar e a agradecer neste concerto de Natal. Escolhemos exaltar um sentimento coletivo que está na nossa essência humana e que guarda uma potência: a esperança que é capaz de nos acordar, reinventar e garantir a nossa fé", destaca.
A direção artística e regência dos coros são de Snizhana Drahan, direção musical e regência de Bogdan Dragan e coreografias e direção cênica de Marisol Gallo.