O calendário de atividades de final de ano da Alma, em São Joaquim da Barra, onde a entidade mantém núcleos de ensino, terá três apresentações especiais no mês de dezembro. Todas com acesso gratuito. A programação especial tem início no domingo (04), às 19h, no Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau (rua Alfredo Nogueira, 390), com a apresentação do tradicional Concerto de Natal, que neste ano traz o tema “Luz no Mundo”, e repertório natalino de diferentes países como Polônia, França, Alemanha, Ucrânia, Estados Unidos, Áustria, Itália e Espanha.
A concepção do concerto reúne orquestra, coral, balé e solistas de canto, com participação de cerca de 90 alunos e vários professores da Academia, além de participação do coro infantil e juvenil da Alma e apresentação de danças típicas como Valsa, Polonese e Mazurka. “São danças muito presentes nas festas de Natal de alguns povos e foram compostas pelo regente Bogdan Dragan especialmente para o concerto, com a intenção de mostrar que, mesmo com diferenças culturais, o sentimento em torno do Natal é o mesmo: fraternidade e generosidade”, explica Snizhana Drahan, professora de canto e coral da Alma e diretora artística do concerto.
Para Dulce Neves, presidente da Academia, esta apresentação é muito aguardada por alunos e professores e representa uma oportunidade de mostrar o aprimoramento da formação oferecida ao longo do ano. “Tivemos, em 2022, a oportunidade do reencontro e, por isso, temos muito a comemorar e agradecer neste Concerto de Natal. Escolhemos exaltar um sentimento coletivo que está na essência humana e que guarda uma potência: a esperança que é capaz de nos acordar, reinventar e garantir a nossa fé", destaca Dulce. A direção artística e regência dos coros no concerto “Luz no Mundo” são de Snizhana Drahan, direção musical e regência de Bogdan Dragan e coreografias e direção cênica de Marisol Gallo.
Recitais pedagógicas
No dia 08/12 (quinta-feira), às 17h30, na Escola Estadual Creso Antônio Filetti (rua Azizi Salomão, 669) acontece o Concerto Pedagógico com participação de 60 alunos com idades entre sete e 12 anos, em apresentações de clarinetes, flautas, violoncelo e violinos.
E no dia 12/12 (segunda-feira), às 18h, também haverá apresentação de Concerto Pedagógico na Escola Estadual Sylvio Torquato (rua Minas Gerais, 295). Ao todo, 60 alunos participam, da atividade com canto coral.
De acordo com o professor Ladson Bruno Mendes, coordenador pedagógico do núcleo da Alma em São Joaquim da Barra, o projeto desenvolvido ali representa um importante diferencial na vida das crianças e adolescentes participantes das aulas. “É um trabalho social, com promoção de acesso ao ensino musical com corpo docente muito qualificado, levando aos meninos e meninas uma formação de base que proporciona possibilidade de profissionalização ou, no mínimo, uma experiência que colabora com a formação de pessoas melhores”, comenta Ladson Bruno Mendes.
Para o núcleo de ensino em São Joaquim da Barra, a Academia Livre de Música e Artes conta com parceria da Secretaria Especial de Cultura/Ministério do Turismo na realização do projeto, e patrocínio da Alta Mogiana, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.