Dezenas de bailarinos, cantores, atores e músicos reúnem-se praticamente todos os dias para afinar a interpretação da ópera Chama Sagrada, baseada nos contos da escritora sueca Selma Lagerlöf. Pela primeira vez desde que foi criada, a ALMA produz um espetáculo de ópera exclusivamente com músicos, dançarinos e atores que estudam na academia.
Cerca de 100 jovens artistas e equipe de produção estão envolvidos no projeto. José Maurício Cagno é o diretor geral do espetáculo, que tem composições do maestro José Gustavo Julião de Camargo, por meio do convênio da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de RP - FFCLRP/USP.
Os ensaios acontecem nos períodos da manhã, tarde e noite, a depender do cronograma definido pela produção. Cagno explica que o desafio é fazer todos os elementos do espetáculo se ajustarem à cenografia, parte importante da apresentação, e que é composto basicamente por 13 cubos, convertidos metaforicamente nos ambientes pelos quais os personagens transitam.
A ópera conta a história do guerreiro Raniero por quem Francesca é apaixonada. Ela vive na solidão e lamenta o temperamento austero e violento do amado. A ele é dada a missão de liderar um grupo de guerreiros até Jerusalém, onde devem resgatar a chama sagrada no túmulo de Jesus Cristo e conduzi-la até Florença. No caminho, o rude Reniero se vê obrigado a desfazer-se de objetos e sentimentos que compõem seu temperamento, chegando ao destino final depois de passar por grandes transformações e preservando o amor de Francesca.
O espetáculo terá duração de 1h30 e é financiado por meio do Projeto de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo (PROAC), com patrocínio de Usina Alta Mogiana, Sasazaki, Santa Helena Alimentos e Supermercados Savegnago.
Serviço
Ópera Chama Sagrada
8 de julho: ensaio aberto para convidados
9 de julho: 20h
10 de julho: 10h
Ingressos: R$ 20 (inteira) R$ 10 (meia)
Classificação: 12 anos
Local: Theatro Pedro II
24.11
horário: 9h30
local: Paróquia São Francisco de Assis - Rua São Francisco de Assis, 230 - Jardim Castelo Branco Novo
24.11
horário: 18h
local: Sala de Concertos da Tulha - campus da USP Ribeirão Preto
28.11
horário: 10h
local: Escola Municipal Profa. Adelaide Garnica - Rua José de Freitas Barbosa, 841, Guará/SP
28.11
horário: 18h30
local: Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau - Rua Alfredo Nogueira, 390 - São Joaquim da Barra/SP
28.11
horário: 20h
local: Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau - Rua Alfredo Nogueira, 390 - São Joaquim da Barra/SP