A música brasileira brilhou na Itália, na 7ª edição do Festival Fiato al Brasile (FAB). Um encontro de músicos brasileiros e italianos, movimentou a cidade de Faenza – região da Emília-Romana – na Itália, de 4 a 13 de fevereiro, com programação intensa e gratuita. Professores, alunos e funcionários da ALMA e da USP (Universidade de São Paulo) tiveram participação efetiva nos concertos realizados.
Fruto da idealização de Silvio Zalambani (Faenza, Itália) e José Gustavo Julião de Camargo (USP de Ribeirão Preto), o Festival Fiato al Brasile está em sua 7ª edição na Itália e terá sua 3ª edição no Brasil em agosto de 2018. Mais de mil pessoas participaram dos eventos, todos gratuitos, neste ano. A segunda etapa acontecerá também com concertos gratuitos e com foco na música italiana.
A etapa de Faenza é uma realização da Escola Municipal de Música G. Sarti, sendo que em Ribeirão Preto, a produção é realizada pela Academia Livre de Música e Artes (ALMA), em parceria com o NAP-CIPEM (Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música) da FFCLRP-USP – projeto de Lucas Eduardo da Silvas Galon, Dulce Neves e do Prof. Dr. Fernando Crespo Corvisier, responsável pelo convênio acadêmico que mantêm ensino de excelência e formação em música, dança e teatro a jovens talentos na Região de Ribeirão Preto.
A experiência do festival é profunda e agrega estreias de composições, intercâmbio artístico-cultural, encontros, conferências, concertos e vivência profissional a jovens músicos.
Intercâmbio musical
Durante o Festival Fiato al Brasile, alunos de música da USP de Ribeirão Preto, UDESC (Universidade Estadual de Santa Catarina) e ALMA são beneficiados com aulas especiais e concertos, que garantem o aperfeiçoamento curricular. Na Itália, os alunos ficam hospedados em casas de famílias italianas e vivenciam seus cotidianos, em um aprendizado de novos costumes e estreitamento de laços.
Destaca-se ainda o apoio da Associazione per i Gemellaggi com il Comune di Faenza, cujo objetivo é tratar das relações institucionais com as cidades-irmãs – caso de Ribeirão Preto, que possui a lei 13.881, de 2 de setembro de 2016, instituindo o gemellaggio, com objetivo de firmar convênios e parcerias nos âmbitos científico, artístico-cultural e de ensino.
07.12
horário: 20h
local: Theatro Pedro II - Rua Alvares Cabral, 370 - Ribeirão Preto/SP
08.12
horário: 19h
local: Theatro Pedro II - Rua Alvares Cabral, 370 - Ribeirão Preto/SP
12.12
horário: 19h30
local: Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau - Rua Alfredo Nogueira, 390 - São Joaquim da Barra/SP