Pela primeira vez desde que foi criada, a ALMA vai colocar no palco os seus artistas na montagem da ópera Chama Sagrada, baseada nos contos da escritora sueca Selma Lagerlöf. Cerca de 100 jovens artistas e equipe de produção estão envolvidos no projeto, que é objeto de estudo nas turmas de teatro, dança e música da ALMA desde o segundo semestre do ano passado. José Maurício Cagno é o diretor geral do espetáculo, que tem composições do maestro José Gustavo Julião de Camargo, por meio do convênio da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de RP - FFCLRP/USP.
A ópera contará a história do guerreiro Raniero por quem Francesca é apaixonada. Ela vive na solidão e lamenta o temperamento austero e violento do amado. A ele é dada a missão de liderar um grupo de guerreiros até Jerusalém, onde devem resgatar a chama sagrada no túmulo de Jesus Cristo e conduzi-la até Florença. No caminho, o rude Reniero se vê obrigado a desfazer-se de objetos e sentimentos que compõem seu temperamento, chegando ao destino final depois de passar por grandes transformações e preservando o amor de Francesca.
“Ele se despoja de tudo em busca de sua essência”, explica Cagno, que desenvolveu com o grupo de teatro uma nova linguagem para a interpretação das personagens, dentre eles anjos, demônios, salteadores, criadas e nobres senhores. Cagno explica que os atores estudaram e decoraram toda a peça e que a escolha por aqueles que interpretarão Raniero e Francesca será pela empatia com as personagens. Todos os personagens terão seus duplos no coro, preparado pela maestrina Snizhana Drahan. Ou seja: ao ator caberá interpretar como no teatro e ao cantor executar a peça da ópera.
O espetáculo terá duração de 1h30 e é financiado por meio do Projeto de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo (PROAC), com patrocínio de Usina Alta Mogiana, Sasazaki, Santa Helena Alimentos e Supermercados Savegnago.
Ficha técnica:
Composição: José Gustavo Julião de Camargo
Direção Artística e Cênica: José Mauricio Cagno
Direção Musical: Reginaldo Nascimento (regência) e Lucas Galon (supervisão musical geral)
Preparação do coro e cantores: Snizhana Drahan
Preparação dos atores: Graciela Gitirana e Joubert Oliveira
Preparação dos dançarinos: Alexandre Miranda de Oliveira (Snoop)
Cenografia: Constantino Sarantopoulus (Costi)