Para o topo
Área restrita do Aluno
Nosso canal no Youtube
Siga no Instagram
Siga no  Facebook
Área restrita do Aluno
Nosso canal no Youtube
Siga no Instagram
Siga no  Facebook
receba nossas novidades
Enviar

corpos estáveis

Coro Acadêmico


Descrição do corpo:

De todas as tradições de ensino de música no Brasil a mais duradora e presente é a prática de ensino coral. O projeto canto orfeônico do compositor Heitor Villa-Lobos nos anos do governo de Getulio Vargas previa, entre inúmeras outras coisas, que o canto coral, por ser a mais democrática e menos onerosa prática musical – não é preciso comprar um instrumento, basta ter a voz – deveria ser obrigatória em todas as escolas e para todas as faixas etárias no Brasil.

Apesar do projeto ter acabado há muitos anos, a prática coral é uma constante ainda hoje, sendo Ribeirão Preto um polo bastante desenvolvido na prática coral, possuindo não só coros profissionais como inúmeros amadores para todas as idades. É amplamente sabido que muitos leigos só travaram ou travam conhecimento com a música de concerto graças aos coros de diversas naturezas existentes. São inúmeros coros amadores, escolares, profissionais ou institucionais na cidade.

Inserido neste espírito, o Coro Acadêmico ALMA é o único corpo estável aberto para todos os alunos matriculados em todos os instrumentos na ALMA, embora não seja obrigatório para estes. Também uma parte dos alunos do coro é composta por aqueles que, mesmo não tendo passado nos testes para instrumento da ALMA demonstraram aptidão para o canto, e foram convidados pelas bancas avaliadoras para fazer parte do coro como forma de aperfeiçoar as suas habilidades e, quem sabe, tentar posteriormente uma vaga nos instrumentos. Outra parte (a maior) são de alunos que ingressam no coro a partir de testes específicos de aptidão, cuja exigência posterior é a de frequentar também as aulas de teoria da academia

Esse critério coaduna com um modelo de excelência que prima pelo caráter experimental: além de concertos com a orquestra em concertos específicos de música coral, este corpo de alunos já possui experiência internacional (concerto em Faenza, na Itália) tendo executado peças operísticas como a "Opereta Popular de Natal" (Lucas E. S. Galon) e a estreia da nova versão, feita especificamente sob encomenda para a academia, da "Chama Sagrada" (José Gustavo Julião de Camargo).

As vozes infanto-juvenis já executaram também peças renascentistas, composições originais do século XXI, além de terem se dedicado à difusão da música para coro infanto-juvenil popular brasileira.

O coro acadêmico ALMA foi inicialmente dirigido pelo prof. Lucas E. S. Galon, estando atualmente sob a direção da profa. Snizhana Drahan. É dirigido também por convidados freqüentes, como a maestrina Cristina Emboaba (UDESC), maestro Reginaldo Nascimento (ALMA/OSRP) e Martina Drudi (Conservatório G. Sarti/Itália).

Integrantes:

Juvenil: Dalton Micael Rodrigues Herrera; Kamyle Cavalcanti; Tâmisa M. Neves Lanzarin; Patrícia; Cristina Ribeiro de Freitas; Gabriel Pereira dos Santos; Brenda Grigol Gomes; Esther Maria I. R. Santos; Óthon Castrequini Puccini; Lucas Menegazzi Carvalho; Nínive Elisabeth F. dos Santos; Gabriel Bueno Alves; Larissa de Souza Pereira; Mariana Villela da Silva; Larissa Soares Paulino; Rafaela Gonçalves; Sara Moreira de Andrade; Luiza Garbellini dos Santos; Julya de Oliveira; Esther Gabrielle da Silva; Clara Godoy de Araújo; Gabriela Girio Henrique; Tácristy Beatriz Rodrigues Nunes; Nicole Tawada Santos; Laura Cristina Furtado Rodrigues. Infantil: Maria Clara C. Santos; Maria Eugênia L. Villela; Valentina Vetrano; Maria Laura L. Villela; Anita Cardoso Pasqua; Julia Maria. I. R. Santos; Luiza Dreossi Maroso; Mariana Ferreira Lima; Ana Elisa Ferreira Lima; Yasmin Perissin Ragazzoni Chagas; Vitória Gonçalves de Castro; Leonardo Rodrigues dos Santos; Helena Soares de Arruda Anibal ; Laura V. Barreto Rodrigues; Sofia Mayumi Rangel Murakami; João Victor B. Bergamo.

 

nossa agenda

Não existem eventos neste período.

CONVÊNIOS ALMA
Departamento de Música - FFCLRP/USP Escola Municipal de Música Giuseppe Sarti
Veja todos os convênios


Usina Alta Mogiana

Patrocínio Ópera
Santa Helena

Patrocínio Sinfonia
Sasazaki

Patrocínio Sinfonia
Ambient

Patrocínio Suíte
Supermercados e Superatacados Tonin

Patrocínio Suíte
Madeiranit

Patrocínio Suíte
Interunion

Patrocínio Suíte


Rua Angelo de Paschoal, 59, Alto da Boa Vista
Ribeirão Preto-SP | CEP 14025-648
Fone: (16) 9.9164-5310